Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?

10 março 2006

Agenda para os próximos dias

Deixem na caixa de comentários indicações sobre o(s) texto(s) que pretendem fazer.
Sociedade:
  • Amanhã assinala-se o segundo aniversário dos atentados de Madrid. Se ninguém consegue preparar um texto para amanhã, convinha, pelo menos, que se tratasse de fazer uma notícia para domingo, com o relato do que foi feito para assinalar a data.
  • Na Alemanha está a decorrer a CeBit, uma das maiores feiras de informática a nível mundial. Uma das novidades mais interessantes é o ultracompacto PC portátil da Microsoft que se vai chamar Origami. Informação e fotos do produto aqui, via Associated Press. Informações oficiais do projecto e do produto na página da Microsoft respectiva. O projecto Origami já vinha de trás, e era falado em 2005, como nos lembra a BBC. Pretende-se noticiar o Origami, e outras novidades. A própria CeBit pode ser um pretexto para contactar peritos informáticos (da UM ou fora dela).
  • Os mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes. Uma das curiosidades é que a lista de multi-milionários continua a crescer. A tarefa pretendida é noticiar a lista e procurar quem são os portugueses. A primeira vez que a Forbes publicou tal ranking, a lista tinha à volta de 140 nomes. Em 2006, o número de multimilionários sobe para 793, mais 102 que o ano passado. Crise mundial? Globalização? Concentração? Qual quê!?! Um recorde absoluto!
  • Diz a agência Reuters que dois mistérios com 500 anos de existência poderão estar prestes a serem resolvidos. Trata-se de saber onde nasceu e onde estão as ossadas do navegador Cristóvão Colombo. Um resumo do que é importante, aqui.
  • O prémio Nobel José Ramos Horta vem à Universidade do Minho na próxima segunda-feira. Entrevista à vista (preciso de um voluntário para este trabalho a realizar comigo)

Media:

Cultura:

  • presumo que não haja aqui fãs do Roberto Carlos (o cantor). Mesmo assim arrisco perguntar: alguém vai ao concerto em Guimarães ou está disposto a fazer uma reportagem?
  • Cinema: primeiro, assinalo com tristeza a fraca cobertura que fizemos do Fantasporto. Depois, acrescentaria que a Sharon Stone vai voltar ao seu Instinto Fatal. Trailer aqui. Vejam ainda, nos posts mais abaixo outros filmes 'hollywoodescos' a estrear este ano.
  • Há mais bandas confirmadas para o Rock in Rio-Lisboa 2006 (N.D: incluindo 'Alice in Chains'. Sem Layne Staley, obviamente. Por isso não vou).
  • Alguém com gosto pela Moda que trate informação sobre a ModaLisboa, que está a decorrer?

Desporto:

  • Campeonato Nacional de Futebol, a próxima jornada.
  • Liga dos Campeões, resultados do sorteio dos quartos-de-final. Eventualmente, fazer uma antevisão dos jogos e perspectivar as meias-finais.
  • Campeonato Mundial Indoor de Atletismo
  • Arranque do Campeonato Mundial de Fórmula 1, com o Grande Prémio do Bahrain

Esta não consigo decidir para que secção vai:

  • No próximo dia 14 de Março assinala-se o 125.º aniversário do nascimento do físico Albert Einstein. A propósito disso, a UM vai exibir os filmes candidatos a concurso "1 minuto de Einstein". Informações na página da UM. É uma boa oportunidade para falar de Einstein, recordando a sua vida, o seu trabalho e o seu percurso. Podem pedir contribuições a algum investigador da Física (procurem contactos na página do departamento respectivo). E, claro, fazer uma referência às actividades que a UM vai desenvolver (como a exibição dos filmes, eventualmente saber quem ganhou, falar com vencedores, et, etc, etc...)

9 Comments:

Blogger Pedro Silva said...

Cultura - Eu posso fazer um artigo sobre o regresso da Sharon Stone ao "Instinto Fatal" e vou dar uma vista de olhos aos outros filmes "hollywoodescos" que vão estrear este ano.

8:01 da tarde

 
Blogger Pedro Silva said...

Só uma pequena correcção: a banda Alice In Chains não vai ao Rock in Rio Lisboa mas sim ao Super Bock Super Rock. Ainda não existem mais bandas confirmadas para o Rock in Rio.

8:06 da tarde

 
Blogger Hugo Monteiro said...

Maldição! Os de Sociedade têm direito à entrevista com o Ramos Horta, nós ficamos com o Roberto Carlos... Não dá para fazer um regime especial? AFinal só se vai como assistente, para aprender...

1:05 da tarde

 
Blogger Hugo Monteiro said...

Só para avisar que o nosso "amigo" Milosevic foi desta para melhor. Mais um trabalho para os colegas de sociedade.

1:11 da tarde

 
Blogger Victor Ferreira said...

Ao Pedro e a todos:
desculpem a troca de festivais.

Ao Hugo e a todos:
Se alguém quiser assumir a entrevista ao Ramos Horta, eu adjudico a obra de bom grado. Continuo a achar que o ideal é irem dois redactores. Se houver alguém com máquina fotográfica, irá um terceiro elemento, caso contrário um dos dois redactores descados terá de garantir as fotos. Outra coisa a ter em mente é que o texto que resultar da conversa/entrevista com Ramos Horta se destina a ser publicada na terça-feira. Preenchendo estas condições, qualquer um pode assumir a empreitada.

Ao Hugo:
Escolher uma secção para trabalhar tem destas coisas....

4:56 da tarde

 
Blogger Victor Ferreira said...

...digo "caso contrário um dos dois redactores destacados terá de garantir as fotos"

4:59 da tarde

 
Blogger Hugo Monteiro said...

Máquina fotográfica: já a sair. Diz a que horas é a entrevista se fazes favor, para uma pessoa planear a tempo...

3:38 da manhã

 
Blogger Victor Ferreira said...

Hugo, a entrevista não tem hora marcada. Pode acontecer a qualquer hora. E até pode não acontecer de todo. A conferência do sr. Prémio Nobel tem início agendado para as 15h00. Podes seguir em (http://www.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/GCII/EventosView.ascx&ItemID=337&Mid=232&lang=pt-PT&pageid=118&tabid=0) a informação oficial da UM.

Esclarece-me só: queres ir como redactor ou fotógrafo (ou ambos)?

6:03 da tarde

 
Blogger Hugo Monteiro said...

Eu vou e levo a máquina para o caso de ser preciso. Desempenho o papel que for mais conveniente...

6:30 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home