Informação #3
Relato da reunião geral da redacção de ontem, 5 de Abril.
A reunião decorreu com a presença de 24 membros (8 Cultura, 8 Desporto, 7 Sociedade, e o director). A ordem de trabalhos foi aquela proposta na convocatória.
Em relação ao ponto 1., a proposta de Estatuto Editorial do COMUM, o Victor esclareceu que aquela não se destinava a ser votada naquela reunião, defendendo que a proposta deveria ser analisada por um perito antes da votação final. Assim propôs que antes de qualquer votação, aquela proposta fosse remetida a um docente de Jornalismo do Departamento de Comunicação da Universidade do Minho (UM).
Os presentes concordaram com a proposta. Sobre o conteúdo da proposta, não houve intervenções. Pelo contrário, houve membros da redacção que afirmaram não terem recebido a proposta enviada por mail pelo director, pelo que o Victor propôs que o anteprojecto de Estatuto Editorial seja publicado no blog da redacção, propondo o prazo de uma semana para as pessoas o consultarem, reflectirem e eventualmente sugerirem propostas de alteração. Esta metodologia foi aprovada sem votos contra.
Quanto ao ponto 2., todos os presentes fizeram um pequeno balanço. Dada a extensão desse debate, não é possível apresentá-las todas aqui. À laia de sumário, refere-se apenas que a opinião da redacção sobre o trabalho efectuado é globalmente positiva e que os problemas e constrangimentos mais frequentemente citados se relacionam com a falta de divulgação do projecto, a fraca cobertura noticiosa da vida da UM, a necessidade de estabelecer e esclarecer uma hierarquia noticiosa e os atrasos na publicação dos textos.
Sobre estes temas, o Victor apresentou algumas sugestões para discussão: alargar o número de editores ou criar a categoria de sub-editores, a revisão dos princípios de estilo (já em andamento), a reformulação das secções do site do COMUM. Além disso, deu conhecimento das novidades que dentro em breve vão ter lugar (resumo no editorial de 5.04.2006).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home