Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?

27 março 2006

O trabalho. A sério.


No dia 9 de Fevereiro, deixei aqui um post sobre o lançamento do novo formato de discos da Sony. O assunto não mereceu interesse por parte de ninguém do COMUM. Ontem, domingo, 26 de Março, um mês e meio depois do citado post, o Público desenvolveu o assunto, como Destaque da edição e direito a foto na primeira página...

Isto não serve como recriminação de ninguém. Muito pelo contrário, o que pretendo deixar é uma ideia, sobretudo para aqueles que se queixam ou que acham que estar longe das fontes é estar longe da profissão. Por este exemplo se vê a forma como se trabalha a sério no mercado da imprensa: há uma dica, uma informação, solta, por vezes até vaga, e depois cabe às redacções trabalhar. A sério.

E recorro ao Público de sexta-feira passada, dia 24, para sublinhar esta questão. Em alguns posts destes blog ficaram dicas sobre filmes americanos a estrear. Na dita edição da passada sexta-feira do Público, mais concretamente no suplemento Y, dois actuais estagiários do Público juntaram as mesmas informações que têm sido colocadas aqui, pesquisaram mais informações e desenvolveram um trabalho, que ocupa duas páginas de jornal (o resultado está aqui), sobre a chegada iminente dos próximos "blockbusters" às nossas salas de cinema. Moral da história?