Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?

06 abril 2006

Proposta de Estatuto Editorial

Dando sequência ao que foi decidido na última reunião da redacção, publica-se em seguida o anteprojecto do Estatuto Editorial do COMUM. A sua publicação aqui visa divulgar a proposta, abrir a discussão e recolher outros contributos. Esta versão já tem em conta a única alteração de conteúdo sugerida pela Diana Ferreira e uma ou outra gralha de português contida na versão enviada há dias por e-mail.


Estatuto Editorial


1. O COMUMONLINE (doravante identificado na forma abreviada, COMUM) é um projecto académico, de cariz jornalístico, que nasce na Universidade do Minho e se desenrola, à margem da actividade lectiva, por iniciativa do GACSUM – Grupo dos Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho.
2. O COMUM define-se como uma publicação informativa online, de natureza generalista – sediada no endereço www.comumonline.net – e direccionada à comunidade luso-falante presente na Internet. Aspira a ser um meio de entrada, de contacto e de participação no espaço público, com especial interesse nas comunidades mais próximas e naquelas em que o COMUM se considera inserido.
3. O COMUM funciona na perspectiva de uma Oficina de Jornalismo, de carácter permanente e livre de orientação docente, dirigindo-se a todos os estudantes de Comunicação Social ou Jornalismo que procurem um espaço de prática da actividade jornalística.
4. O COMUM existe para ser um estímulo à aprendizagem através do exercício constante das competências adquiridas no âmbito da formação académica, e assume como seu objectivo a publicação das peças jornalísticas trabalhadas pelos seus redactores.
5. O COMUM não confunde a sua natureza não profissional com falta de profissionalismo. Por essa razão, estabelece as suas opções editoriais com independência ideológica, política e económica e promove valores como a criatividade, o empenho e o bom senso, no respeito pelos interesses e motivações de um público plural.
6. O COMUM aposta numa informação diversificada e de qualidade, características que considera essenciais para a promoção de uma opinião pública bem formada e informada, aberta, interessada e participativa.
7. O COMUM adopta os preceitos éticos e deontológicos observados no campo jornalístico, pautando a sua conduta pelo interesse público, pelo direito à informação, de informar e ser informado, pelo direito à liberdade de expressão e de opinião, pelo direito à reserva da vida privada e pelo cumprimento dos deveres da responsabilidade social.

1 Comments:

Blogger Samuel Silva said...

Eu gostava de dar um contributo efectivo para a discussão do Estatuto Editorial do Comum. Mas está complicado. Estou há uns 10 minutos a ler e reler a tua proposta e consultar outros Estatutos Editoriais de jornais de referência. Parece-me que realmente o essencial fica dito. Assim é dificil ser útil :P

1:39 da manhã

 

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