Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?

19 abril 2006

Estatuto Editorial em discussão (II)

Informo os camaradas da redacção que, hoje, foi enviado um e-mail a quatro docentes da área de Jornalismo dando a conhecer a proposta de estatuto editorial do COMUM que está em discussão.


Os contactados são todos investigadores ligados à Universidade do Minho: Felisbela Lopes, Joaquim Fidalgo, Luís António Santos e Manuel Pinto. Todos foram convidados a ler a proposta que está afixada, desde há uma semana, aqui nas "paredes" do nosso estaminé.


Já hoje recebemos a primeira resposta, do professor Joaquim Fidalgo, que passamos a transcrever:
Vi a proposta de Estatuto Editorial e, globalmente, parece-me bastante bem: clara, equilibrada, completa. Nada a propor, portanto... Já agora, e como se trata de um projecto integrado na aprendizagem de futuros jornalistas, podia ser interessante esboçarem também um pequeno "Livro de Estilo" - uma espécie de manual de redacção interno que estabelecesse as vossas normas e procedimentos concretos (títulos, entradas, legendas, tamanhos, formatações, assinaturas, etc...) e que todos os colaboradores conhecessem, para enviarem/editarem os textos com critérios homogéneos.

Cumprimentos,
Joaquim Fidalgo


Porque vem a propósito do comentário supracitado, recordo a todos que o COMUM já tem um conjunto de regras definidas como "Princípios de Estilo". Recordo igualmente, em especial para aqueles que não estiveram na última reunião de redacção, que a direcção editorial deu, entretanto, início a um processo de revisão deste conjunto de regras, no sentido de o melhorar e de o adaptar às especificades do nosso projecto, conforme tive oportunidade de dar conta há uma semana.


Pretende-se que o resultado final seja publicado até ao início do próximo ano lectivo, ou ainda antes, se possível. Incentivo todos os redactores a contribuirem com ideias e propostas para este processo de revisão. Até lá, vigoram as regras actualmente disponíveis no site (com as devidas excepções que têm vindo a ser comunicadas nas reuniões das secção e da redacção).