Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?

24 novembro 2006

Fotografia e legendas no ComUM

Quanto à utilização de fotografias no ComUM, adverte-se a redacção do seguinte:



1. devem privilegiar a utilização de fotos originais, sempre que haja destas disponíveis (cabe a cada redactor combinar com o(s) fotógrafo(s) a realização de um serviço)


2. quando não sejam originais e se tratem de fotografias, devem procurar uma na Internet que seja adequada e que tenha qualidade quer estética quer gráfica (isto é, não escolham imagens com pouca qualidade, porque o resultado será uma imagem pixelizada e ilegível junto ao vosso texto)


3. a fonte da imagem deve ser sempre identificada


4. a identificação da fonte da imagem deve ser inserida no espaço da legenda; caso haja uma legenda, a identificação deve vir entre parêntesis, no fim da frase [do género (Foto: Hélder Miranda/ComUM)]; se não houver legenda, então inserem a identificação sem parêntesis, como exemplo Foto: Susana Oliveira/ComUM ou Fotos: Susana Oliveira/ComUM caso haja mais que uma foto a acompanhar o texto


5. quando utilizam fotografias de outros sítios, devem identificar o fotógrafo/agência/banco de imagem de onde foi retirada, e acrescentar o domínio de onde foi recolhida, por exemplo, Foto: Getty Images/www.uefa.com, ou Foto: AFP/www.tsf.pt


6. em princípio, nada disto se aplica quando se utilizam logos, imagens de cartazes, flyers e esse tipo de material.