Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?

15 setembro 2006

Leituras em dia

Na Dia D, revista de economia do Público, agora às sextas, um dossier sobre a imprensa, com chamada à primeira página através do título "O Futuro dos Jornais".
No interior da revista, são oito páginas dedicadas ao tema, incluindo uma entrevista com Gustavo Cardoso, presidente do Observatório da Comunicação.

Do texto introdutório, intitulado "A revolta dos jornais", assinado por Blandinda Costa, respigo o primeiro parágrafo:

A palavra crise colou-se às páginas dos jornais. Os números mostram queda de vendas, de audiência e de publicidade. (...) acontece em Portugal, mas também na Europa. A Internet é a grande fonte de notícias, os jornais não conseguem captar novos leitores e a conjuntura económica não tem ajudado. Será que o produto jornal tem os dias contados? (...)
Mais à frente no texto, disponível aqui para assinantes do Público online, lê-se assim, a propósito da Internet:

"A Internet tornou-se uma das maiores fontes de informação, um factor tanto mais importante quando se sabe que 40 por cento dos portugueses têm acesso à rede virtual global. "Hoje há em Portugal mais leitores diários de páginas de Internet do que pessoas que comprem jornais diariamente", escreve Gustavo Cardoso no editorial da newslettter do Observatório da Comunicação (...)"

E mais à frente ainda, o seguinte:

"Uma das grandes fontes de receita para os jornais está a reencaminhar-se para a Internet.(...)"

O dossier analisa também as tendências, recolhendo opiniões de diferentes especialistas sobre o futuro do jornal-papel, do jornalismo online e dos relacionamentos dos diversos públicos com estes meios.


Para algo completamente diferente - porque fala não de jornais que morrem mas sim dum jornal que nasce - vale a pena ir espreitar desde já o site do novo semanário Sol.

Dele também se dá conta no trabalho editado hoje na revista Dia D. Já agora, conheçam também o estatuto editorial e a carta deontológica do novo semanário (dica do Jornalismo & Comunicação), que se estreia amanhã nas bancas.