O futebol e a imprensa desportiva (II)
A propósito do post anterior, recolho da net outra visão do problema, apresentada por Mário Contumélias, no JN de hoje.
Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?
A propósito do post anterior, recolho da net outra visão do problema, apresentada por Mário Contumélias, no JN de hoje.
No blog Gato Fedorento, uma achega interessante do Zé Diogo Quintela, sobre as relações entre a imprensa desportiva e o mundo dos dirigentes do futebol. Aproveitando um texto elucidativo da jornalista de desporto Leonor Pinhão. A ler e guardar para memória futura.
Mais à frente no texto, disponível aqui para assinantes do Público online, lê-se assim, a propósito da Internet:A palavra crise colou-se às páginas dos jornais. Os números mostram queda de vendas, de audiência e de publicidade. (...) acontece em Portugal, mas também na Europa. A Internet é a grande fonte de notícias, os jornais não conseguem captar novos leitores e a conjuntura económica não tem ajudado. Será que o produto jornal tem os dias contados? (...)
"A Internet tornou-se uma das maiores fontes de informação, um factor tanto mais importante quando se sabe que 40 por cento dos portugueses têm acesso à rede virtual global. "Hoje há em Portugal mais leitores diários de páginas de Internet do que pessoas que comprem jornais diariamente", escreve Gustavo Cardoso no editorial da newslettter do Observatório da Comunicação (...)"
E mais à frente ainda, o seguinte:
O dossier analisa também as tendências, recolhendo opiniões de diferentes especialistas sobre o futuro do jornal-papel, do jornalismo online e dos relacionamentos dos diversos públicos com estes meios."Uma das grandes fontes de receita para os jornais está a reencaminhar-se para a Internet.(...)"
Dele também se dá conta no trabalho editado hoje na revista Dia D. Já agora, conheçam também o estatuto editorial e a carta deontológica do novo semanário (dica do Jornalismo & Comunicação), que se estreia amanhã nas bancas.