Gabinetes. Secretárias. Estantes. Computadores. Cadeiras. Telefones. Telefaxes. Agendas. Impressoras. Papel. Sobras. De que é feita uma redacção?

31 março 2006

Reunião Geral

Ficam todos convocados, incluindo as novas "aquisições" do COMUM, para uma reunião geral a realizar na próxima quarta-feira, dia 5 de Abril. Às 16h00. Encontro na sala de leituras.
Até amanhã, sábado, receberão na vossa caixa de correio uma proposta de ordem de trabalhos e, se tudo correr conforme previsto, mais algumas informações.

Mi casa es su casa

Os primeiros já chegaram. As portas estão finalmente abertas. Seja bem vindo quem vier por bem.

A chave! A chave!

Pelo menos estou animado. E juro que não toquei no álcool e que as drogas estão guardadas para as visitas. De resto, o "vernissage" foi planeado para seguir a lei de Murphy. E isso anima-me porque quando a desgraça está prevista, poupa-se na surpresa. O que é importante, nesta época de penúria financeira.
Dentro de poucas horas, abre finalmente o estaminé. Não imaginam a ansiedade que me ataca por causa desta inauguração. Vocês sabem como é... o primeiro momento é sempre o primeiro. Mesmo quando o repetimos até perder de vista (a propósito, há quem diga que aqueles que repetem em demasia perdem mesmo a visão...) .
Animado. Era assim que eu devia estar. Porque finalmente estão feitas as arrumações, as limpezas. Acabam por ser tarefas sempre chatas e cansativas. Mesmo quando não se tem nada. Espero que gostem da decoração. Eu bem pergunto, desde há semanas, de que é feita uma redacção, mas deve ser tão desinteressante que não obtive resposta.
As chaves do T5 sem paredes nem divisórias que nos cederam nesta rua de má fama seguem dentro de minutos. Só para pessoas seleccionadas*.
NOTA: Se achas que devias ter recebido um convite e não recebeste, queixa-te ao provedor do leitor do Inatel Tempo Livre (+ de 178 mil exemplares vendidos por edição). Ou então toca à campainha.
----------------------
*Para proveito dos outros, do "jet set", os croquetes serão servidos logo no rés-do-chão, junto à porta de acesso ao elevador n.º 4. Assim, escusam de subir. Os respectivos convites VIP foram remetidos com antecedência, por via aérea, via um bando de competentes CARDUELIS CANNABINA, que são como toda a gente sabe os vulgares Pintarroxos, vencedores do concurso público para a entrega do H5n1 na Madeira.

28 março 2006

À Joana, ao Samuel e ao Afonso

Durante os próximos 15 dias vou estar com pouco tempo para trabalhar pelo Comum. O que peço aos três é que cubram as minhas falhas.
Aproveito para lançar ainda um "apelo" importante: o Comumonline tem neste momento 20 notícias a aguardar que alguém as coloque online. É vossa obrigação, sublinho obrigação, tratar de as editar e colocar online. Mesmo que as notícias em causa não sejam da vossa secção, devem assegurar o tratamento destas notícias quando percebem que o editor respectivo está ausente ou sem possibilidade de assegurar a sua tarefa. A solidariedade é um valor forte em qualquer redacção... Mas, pelo que tem acontecido, se não for eu a tratar disso, ninguém trata. Esta omissão da vossa parte é injusta, diria mesmo uma falta de respeito, em especial para os camaradas que se dão ao trabalho de redigir as notícias. Portanto, espero que a partir deste "apelo" a situação de hoje não se volte a repetir.
Além disso, uma coisa que nenhum dos editores tem feito é organizar os destaques. Devem diariamente ver que notícias estão com destaque e questionarem-se se o destaque ainda se justifica ou se devem ser substituídos porque há outras peças que justificam essa relevância.

27 março 2006

Um pedido de desculpas....

....a todos os redactores que se empenharam em fazer trabalhos (foram dois, o Zé Ribeiro e o Rui Rocha) alusivos ao Dia Nacional do Estudante, assinalado na passada sexta-feira. Por razões que agora não interessa discutir, nada foi publicado. Da minha, parte, as desculpas a ambos.

O trabalho. A sério.


No dia 9 de Fevereiro, deixei aqui um post sobre o lançamento do novo formato de discos da Sony. O assunto não mereceu interesse por parte de ninguém do COMUM. Ontem, domingo, 26 de Março, um mês e meio depois do citado post, o Público desenvolveu o assunto, como Destaque da edição e direito a foto na primeira página...

Isto não serve como recriminação de ninguém. Muito pelo contrário, o que pretendo deixar é uma ideia, sobretudo para aqueles que se queixam ou que acham que estar longe das fontes é estar longe da profissão. Por este exemplo se vê a forma como se trabalha a sério no mercado da imprensa: há uma dica, uma informação, solta, por vezes até vaga, e depois cabe às redacções trabalhar. A sério.

E recorro ao Público de sexta-feira passada, dia 24, para sublinhar esta questão. Em alguns posts destes blog ficaram dicas sobre filmes americanos a estrear. Na dita edição da passada sexta-feira do Público, mais concretamente no suplemento Y, dois actuais estagiários do Público juntaram as mesmas informações que têm sido colocadas aqui, pesquisaram mais informações e desenvolveram um trabalho, que ocupa duas páginas de jornal (o resultado está aqui), sobre a chegada iminente dos próximos "blockbusters" às nossas salas de cinema. Moral da história?

10 março 2006

Agenda para os próximos dias

Deixem na caixa de comentários indicações sobre o(s) texto(s) que pretendem fazer.
Sociedade:
  • Amanhã assinala-se o segundo aniversário dos atentados de Madrid. Se ninguém consegue preparar um texto para amanhã, convinha, pelo menos, que se tratasse de fazer uma notícia para domingo, com o relato do que foi feito para assinalar a data.
  • Na Alemanha está a decorrer a CeBit, uma das maiores feiras de informática a nível mundial. Uma das novidades mais interessantes é o ultracompacto PC portátil da Microsoft que se vai chamar Origami. Informação e fotos do produto aqui, via Associated Press. Informações oficiais do projecto e do produto na página da Microsoft respectiva. O projecto Origami já vinha de trás, e era falado em 2005, como nos lembra a BBC. Pretende-se noticiar o Origami, e outras novidades. A própria CeBit pode ser um pretexto para contactar peritos informáticos (da UM ou fora dela).
  • Os mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes. Uma das curiosidades é que a lista de multi-milionários continua a crescer. A tarefa pretendida é noticiar a lista e procurar quem são os portugueses. A primeira vez que a Forbes publicou tal ranking, a lista tinha à volta de 140 nomes. Em 2006, o número de multimilionários sobe para 793, mais 102 que o ano passado. Crise mundial? Globalização? Concentração? Qual quê!?! Um recorde absoluto!
  • Diz a agência Reuters que dois mistérios com 500 anos de existência poderão estar prestes a serem resolvidos. Trata-se de saber onde nasceu e onde estão as ossadas do navegador Cristóvão Colombo. Um resumo do que é importante, aqui.
  • O prémio Nobel José Ramos Horta vem à Universidade do Minho na próxima segunda-feira. Entrevista à vista (preciso de um voluntário para este trabalho a realizar comigo)

Media:

Cultura:

  • presumo que não haja aqui fãs do Roberto Carlos (o cantor). Mesmo assim arrisco perguntar: alguém vai ao concerto em Guimarães ou está disposto a fazer uma reportagem?
  • Cinema: primeiro, assinalo com tristeza a fraca cobertura que fizemos do Fantasporto. Depois, acrescentaria que a Sharon Stone vai voltar ao seu Instinto Fatal. Trailer aqui. Vejam ainda, nos posts mais abaixo outros filmes 'hollywoodescos' a estrear este ano.
  • Há mais bandas confirmadas para o Rock in Rio-Lisboa 2006 (N.D: incluindo 'Alice in Chains'. Sem Layne Staley, obviamente. Por isso não vou).
  • Alguém com gosto pela Moda que trate informação sobre a ModaLisboa, que está a decorrer?

Desporto:

  • Campeonato Nacional de Futebol, a próxima jornada.
  • Liga dos Campeões, resultados do sorteio dos quartos-de-final. Eventualmente, fazer uma antevisão dos jogos e perspectivar as meias-finais.
  • Campeonato Mundial Indoor de Atletismo
  • Arranque do Campeonato Mundial de Fórmula 1, com o Grande Prémio do Bahrain

Esta não consigo decidir para que secção vai:

  • No próximo dia 14 de Março assinala-se o 125.º aniversário do nascimento do físico Albert Einstein. A propósito disso, a UM vai exibir os filmes candidatos a concurso "1 minuto de Einstein". Informações na página da UM. É uma boa oportunidade para falar de Einstein, recordando a sua vida, o seu trabalho e o seu percurso. Podem pedir contribuições a algum investigador da Física (procurem contactos na página do departamento respectivo). E, claro, fazer uma referência às actividades que a UM vai desenvolver (como a exibição dos filmes, eventualmente saber quem ganhou, falar com vencedores, et, etc, etc...)

Pré-aviso de reunião geral

Pretendo marcar uma reunião geral para a semana entre 20 e 25 de Março.
Antes de fixar a data e a agenda de trabalhos, quero saber se têm propostas para colocar na ordem de trabalhos e as vossas preferências quanto ao dia e hora.
Deixem a vossa "esmola" na caixa de comentários, s.f.f.